Histeroscopia, a tão temida histeroscopia…
É muito comum que quando um médico indica a histeroscopia, a paciente entre logo no google para pesquisar do que se trata e uma das primeiras perguntas que mais aparece é se o exame é doloroso. Muita calma nessa hora! Vamos por partes.
Primeiro vamos entender do que se trata, né?
Existem basicamente dois tipos de histeroscopia: a diagnostica, que é um exame, logo realizado em consultório, geralmente sem anestesia e serve para investigar alterações; a cirúrgica, que como diz o nome é um procedimento cirúrgico, logo é feita em centro cirúrgico, com anestesia e visa tratar uma condição intra uterina. Nos dois casos realizamos análise da face interna do útero através de uma pequena câmera introduzida pela vagina e a introdução de um meio de distensão como por exemplo um soro fisiológico.
Você deve estar pensando: “ Tá bom dra, entendi isso tudo, mas o que eu quero mesmo saber é se esse exame dói!”
A cirurgia certamente não é desconfortável, você estará sob anestesia. Já o exame pode sim ser desconfortável, veja bem, PODE ser. Nosso limiar de dor, grau de perviedade do colo, tamanho da lesão, expertise do médico e meio de distensão usados vão implicar diretamente no quanto desconfortável ele será. O que eu observei nesses anos todos fazendo histeroscopia é que em geral, 3 resultados podem acontecer: A paciente sentir algum desconforto, mas nada tão desagradável que faça desejar interromper o exame; não sentir nenhum desconforto e até se surpreender que o exame acabou; sentir cólica bastante incômoda e solicitar que o exame seja interrompido.
Saiba que o exame geralmente dura poucos segundos ou minutos, que sua vontade será respeitada caso o incômodo seja grande (geralmente você nem precisa pedir para pararmos, estamos acostumados a perceber quando incomoda e nos antecipamos nisso) e que o uso de algumas medicações que podem ser indicadas pelo seu médico ajudam muito a reduzir o incomodo. Posso dizer com muita segurança que é mais comum não doer do que doer.
Então escolha um bom profissional, tente ir tranquila e discuta com seu médico as suas opções.